Exames essenciais depois dos 40

06/11/2024

Por Dra. Livia Trevisan

Uma mulher após os 40 anos de idade não deve se preocupar apenas com prevenção de doenças, também é preciso pensar em promoção de saúde e qualidade de vida.

Desta forma, para realizar uma avaliação e diagnóstico precoce do câncer mais frequente na população feminina, o câncer de Mama, recomendamos a mamografia e também o ultrassom de mamas de forma complementar.

É imprescindível colher o preventivo anualmente para evitar o câncer de colo de útero.  A ultrassonografia transvaginal auxilia no diagnóstico de patologias uterinas e ovarianas.

Outros exames de imagem que devem ser oportunamente incorporados na rotina da mulher 40+ é o ultrassom de tireoide, visto que as doenças da tireoide geralmente são silenciosas e o ultrassom de abdome para prever risco cardiovascular, pois identifica doenças de depósito, como a esteatose hepática (gordura no fígado ) e ateromatose aórtica (placa de gordura no vaso sanguíneo), além disso o exame também avalia a saúde de outros órgãos intra abdominais.

Para avaliação intestinal a depender de antecedentes pessoais recomenda- se colonoscopia.

Para as mulheres na pós menopausa a densitometria óssea pode identificar tanto osteopenia quanto a osteoporose e previnir risco de fraturas com tratamento em momento oportuno.

Antes dessa fase, a bioimpedância é suficiente para avaliar a composição corporal, um exame de fácil acesso, fundamental na programação de estratégias de emagrecimento e reposição hormonal.

Por fim, existem diversos exames laboratoriais e inclusive os hormonais que devem ser solicitados, tais como:

Hemograma, ferritina, vitamina D, vitamina B12, Vitamina C, colesterol total, HDL e LDL, triglicerídeos, Glicemia de jejum, hemoglobina glicada, TSH, T4 livre, anti TPO, Tireoglobulina, ureia, creatinina, ácido úrico, TGO, TGP, GGT, homocisteína, lipoproteína A, PCR ultrassensível, testosterona livre e total, SHBG, estradiol, FSH, prolactina, entre outros a depender de queixas específicas.

Se ainda não fez sua rotina, encontre um profissional da rede musa e tenha a certeza de que terá esse cuidado, carinho e preocupação.

Um grande beijo, Livia Trevisan CRM 157800

Casa Branca – SP

Leia também

A importância do intestino para a saúde hormonal feminina

Por Dra. Sharon Reisdorfer A Importância do Intestino para a Saúde Hormonal Feminina Você sabia que a saúde dos seus hormônios pode estar diretamente ligada ao funcionamento do seu intestino?   Muitas mulheres sofrem com TPM intensa, acne adulta, ciclos irregulares, cansaço constante e até ganho de peso, e acabam tratando apenas os sintomas, sem […]

Leia mais

Emagrecimento e Menopausa: Como Otimizar a Perda de Peso

Por Dr. Junior Calhau   A menopausa é uma fase de transição natural na vida da mulher, caracterizada por alterações hormonais que impactam não apenas o corpo, mas também a mente. Entre os desafios mais comuns neste período está o controle do peso, e muitas mulheres se sentem frustradas com a dificuldade em emagrecer. Felizmente, […]

Leia mais

Saúde Óssea Após a Menopausa: 7 Dicas Essenciais para Prevenir Osteoporose

Por Dra. Fabiana Leite A menopausa é uma fase natural na vida da mulher, marcada pela cessação da menstruação e por uma série de mudanças hormonais que podem impactar sua saúde, especialmente a saúde óssea. Estima-se que cerca de 30% das mulheres pós-menopáusicas sofram fraturas relacionadas à osteoporose, uma condição caracterizada pela diminuição da densidade […]

Leia mais