Exames essenciais depois dos 40

06/11/2024

Por Dra. Livia Trevisan

Uma mulher após os 40 anos de idade não deve se preocupar apenas com prevenção de doenças, também é preciso pensar em promoção de saúde e qualidade de vida.

Desta forma, para realizar uma avaliação e diagnóstico precoce do câncer mais frequente na população feminina, o câncer de Mama, recomendamos a mamografia e também o ultrassom de mamas de forma complementar.

É imprescindível colher o preventivo anualmente para evitar o câncer de colo de útero.  A ultrassonografia transvaginal auxilia no diagnóstico de patologias uterinas e ovarianas.

Outros exames de imagem que devem ser oportunamente incorporados na rotina da mulher 40+ é o ultrassom de tireoide, visto que as doenças da tireoide geralmente são silenciosas e o ultrassom de abdome para prever risco cardiovascular, pois identifica doenças de depósito, como a esteatose hepática (gordura no fígado ) e ateromatose aórtica (placa de gordura no vaso sanguíneo), além disso o exame também avalia a saúde de outros órgãos intra abdominais.

Para avaliação intestinal a depender de antecedentes pessoais recomenda- se colonoscopia.

Para as mulheres na pós menopausa a densitometria óssea pode identificar tanto osteopenia quanto a osteoporose e previnir risco de fraturas com tratamento em momento oportuno.

Antes dessa fase, a bioimpedância é suficiente para avaliar a composição corporal, um exame de fácil acesso, fundamental na programação de estratégias de emagrecimento e reposição hormonal.

Por fim, existem diversos exames laboratoriais e inclusive os hormonais que devem ser solicitados, tais como:

Hemograma, ferritina, vitamina D, vitamina B12, Vitamina C, colesterol total, HDL e LDL, triglicerídeos, Glicemia de jejum, hemoglobina glicada, TSH, T4 livre, anti TPO, Tireoglobulina, ureia, creatinina, ácido úrico, TGO, TGP, GGT, homocisteína, lipoproteína A, PCR ultrassensível, testosterona livre e total, SHBG, estradiol, FSH, prolactina, entre outros a depender de queixas específicas.

Se ainda não fez sua rotina, encontre um profissional da rede musa e tenha a certeza de que terá esse cuidado, carinho e preocupação.

Um grande beijo, Livia Trevisan CRM 157800

Casa Branca – SP

Leia também

Câncer de Mama e Menopausa: Existe Relação? Saiba Mais Sobre os Riscos e Cuidados

Por Dr. Vinicius de Oliveira Quando a menopausa chega, é natural que muitas mulheres comecem a se questionar sobre os efeitos dessa fase na saúde. Entre essas preocupações, uma das dúvidas mais comuns é: “A menopausa aumenta o risco de câncer de mama?”. A resposta é sim, mas existem fatores importantes a serem considerados para […]

Leia mais

Reposição hormonal ajuda no emagrecimento?

Por Dra. Lieselotte Soares Mulheres que estão na fase da perimenopausa e menopausa começam a apresentar diminuição de hormônios importantes como estrogênio, testosterona, cortisol e insulina, que desempenham papéis fundamentais no metabolismo. Quando esses hormônios estão equilibrados, o corpo consegue regular o armazenamento e a queima de gordura de maneira mais eficiente. Por exemplo, a […]

Leia mais

Devo Tomar Hormônios na Menopausa?

  Por Dra. Beatriz Arruda A menopausa é um marco na vida da mulher , é uma data: a última menstruação da sua vida após 12 meses sem menstruar. Agora temos um longo período que se chama transição menopausal que pode durar do 40 aos 65 anos de idade . Esse período pode trazer uma […]

Leia mais